<body>

sábado, 28 de julho de 2007

28/07/2007 - Sábado - Mais um dia lindo em Sydney!

Boa noite pessoal!!!

Agora são 19:55 de sábado. Hj foi mais um dia muitoooo bonito, céu limpinho, temperatura super agradável. Acordei cedo, pois fui fazer o curso de RSA (Responsable Service of Alcohol).

Esse curso é obrigatório por lei para toda e qualquer pessoa que queira trabalhar em bares, hotéis, ou restaurantes que sirvam bebidas alcóolicas. Diferentemente do Brasil, aqui não existe lei que "não pega". Lei é lei! E é seguida por todos.

Quando vc procura emprego num bar ou restaurante, uma das primeiras coisas que o empregador pergunta é se vc tem o RSA.

O curso dura das 9:15 até umas 16:00. Quem nos deu o curso hj foi um cara que já foi dono de bares e restaurantes em Londres e aqui na Austrália. O curso é cansativo mas o cara é gente boa, então ajuda a passar mais rápido.

Nos ensinam todos os males que são causados pela bebida alcóolica, tanto para o organismo quanto para a sociedade. O curso não é contra a bebida, mas sim o consumo e a venda responsável da mesma.

Todos os estabelecimentos levam muito a sério isso, sendo que as multas são bem altas.

Um exemplo: se vc tiver bêbado num bar aqui em Sydney, e quiser comprar mais bebida, o funcionário do bar não pode te vender. E também vc será convidado a se retirar do local. Se vc resistir e não sair, a polícia pode ser chamada e vc recebe uma multa de 550$ na hora, sem choro!

Outro exemplo: os funcionários do bar, são responsáveis pelo bem estar e segurança dos clientes. Se um cara estiver bêbado e ninguém do bar pedir para ele se retirar ou parar de vender bebida para o sujeito, e quando ele sair, por exemplo ser atropelado na rua, é responsabilidade do bar. Desde que o bar prove que foi feito de tudo para o bêbado sair do local, podem receber multas de 1.100$ ou até mesmo o bar ser fechado.

É muito legal como eles encaram isso e como esse tipo de atitude funciona.

E não pensem que os bares perdem, pelo contrário, está provado que todos saem ganhando e que isso aumenta os ganhos do bar, ao vender responsavelmente a bebida.

Todos fiscalizam, polícia, vizinhos, clientes....

Com meu certificado em mãos, voltei pra casa, passei no mercado, comprei algumas frutas.... e chegando aqui, tava um cheiro absurdo de peixe, quando fui olhar na cozinha, o Fernando (Espanha) havia feito uma Paella!!! Eu nunca tinha comido e ele disse que iria fazer mesmo. Comemos, tava muito gostosa!

Agora to aqui falando com vcs....

Ah, hj quando andava de volta do curso para o ônibus, vi esse estacionamento aqui e lembrei na hora do meu pai. Olha que perfeito seria, se os estacionamentos no Brasil dissessem para vc quantas vagas ainda estão disponíveis.


E eu fiquei prestando atenção, uma hora entrou um carro e realmente o número diminuiu em 1.... hehehehe não é mentira!

Bom, depois de comermos a Paella deu uma arrumada na cozinha, 2 dos caras que moram comigo, um da Hungria e outro de Israel, comem, fazem maior sugeira na cozinha e não limpam nem jogam nada fora.

E sempre eu, o Pedro ou o Fernando lavamos a louça e tal. Agora cansei dessa situação e fiz isso:
Fabião, vc que é expert nisso, responda a pergunta.

Para aqueles que não sabem o que está escrito segue a tradução: "Caras, por favor! Lavm as louças depois de usá-las e tentem manter as lixeiras vazias. Fica mais fácil para todo mundo. Muito obrigado"

Vamos ver... logo conto para vcs se surtiu efeito.

Agora vou-me!

xoxoxoxoxox

3 Comments:

  • Thu, ótima idéia a do bilhetinho...outra coisa que vcs podem tentar fazer, é uma escala com o serviço de casa...tipo, 2ªf um lava a louça, o outro varre a casa, um terceiro cuida do lixo e assim por diante...

    Beeeeeeeeeeeeeeeeeeijos!!!

    By Blogger Cybeli, at 28 de julho de 2007 às 14:46  

  • Concordo com a Cybeli...
    Sempre q posso dou uma olhadinha aki. Não estou podendo entrar nos meus e-mails nem no msn, mas é temporário. Então, assim q eu puder entro em contato!
    T.A.

    Gal.

    By Anonymous Anônimo, at 30 de julho de 2007 às 10:13  

  • ca estou!
    li tudinho, tudinho, tudinho!

    agora eu digo! quero ir pra oztralha tb! q maravilha, né?

    espero q o bilhete surta efeito! se não surtir, cai na porrada, maluco! hauauauh

    muito show vc andando por aí de bike! novas facetas de arthur, hein?!

    vai voltar com as coxas durinhas! huahauah

    vou tentar passar aqui sempre!

    bjituzzz

    By Blogger talitinha, at 31 de julho de 2007 às 14:52  

Postar um comentário << Home