<body>

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2008 - Arthur no país do abacate, beterraba e do Samba que não é Samba!

Olá caríssimos!

Bom, por aqui ta tudo na mesma... 2 semaninhas de férias, que na verdade já estao acabando... e dai começam as últimas 10 semanas do meu curso. Essas 10 últimas semanas, vai mudar um pouco, pois teremos aula junto com os alunos de "hospitality e turismo", então será mais uma oportunidade de conhecer gente nova. Sem contar que a carga horária agora aumenta, teremos apenas 1 dia livre na semana, ao invés de 2, como foi desde o começo.

De resto semana passada fui com a Ju procurar um outro apartamento pra ela. Acreditam que elá se mudou, alugou um ape todo reformado, bonitinho, por 1 ano, dai logo que aluga, o dono cabeção resolve vender o apartamento. Dai lá fomos nós procurar outro... e demos sorte!

Achamos um bemmm mais legal, prédio novinho... e ela se muda no sábado! Pois é, há males que vem pra bem.

Vcs devem estar se perguntando o que significa o título do post de hoje. Ok, eu explico... vcs ja viram X Burguer com beterraba no meio? Ou sanduiche de abacate? Pois é... só nessa terra de ninguem.

Outro dia fui comer um X numa praia aqui perto. O hamburguer tava uma delícia e tal, mas veio uma porra de uma fatia de beterraba no meio!! De onde tiraram isso? Meu DEUSSSSS!!

Sem contar que aqui tem uma rede grande de supermercados, o Woolworths e o slogan deles é "The Fresh Food People", algo como "O pessoal da comida fresquinha". E está espalhado pela cidade, cartazes com o slogan e tal... e na foto, muito legal por sinal, é um garotinho comendo uma fatia de pão de forma com........... UM PEDAÇO DE ABACATE EM CIMA!!! Me explica por favor, quem come uma fatia de pão com um abacate em cima?!?!?!?!

Já até acostumei abacate (pedaços pequenos) no meio do Sushi... mas com pão é demais! Aqui eles só conhecem abacate e comida asiática! Ai ai que falta faz o arroz feijão... ou até mesmo o cachorro quente da porta do estádio de futebol.

Agora sobre o samba... leiam esse email que mandei para o Ministério da Cultura...

Prezados Srs,

Meu nome é Arthur, sou de São paulo e tive a oportunidade de vir estudar na Austrália, uma experiência incrível, de um enriquecimento tanto pessoal como cultural impressionante. Aprender coisas sobre culturas de outros países, tudo isso é muito legal. E vocês não acreditam como o brasileiro é querido. Todo mundo quer saber coisas do Brasil, o Brasil é moda!

Estava aqui em casa com alguns amigos, e passa um programa de competição de dança chamado "So You Think You Can Dance" em 2 versões (EUA e Austrália). Até que um dos casais teve que dançar "samba".

Todos os meus amigos ficaram felizes e empolgados em ver a famosa dança típica brasileira.

Quando começam a dançar, era uma música estilo Shakira, latina, cantada em inglês com um ritmo que passava anos longe do nosso samba! E o pior, os passos, de nada pareciam com samba tambem, fiquei frustrado e indignado, ao falar pra meus amigos de vários países que aquilo não era samba de jeito algum!! Minha pergunta é: o samba é nosso patrimonio cultural não? Creio que exista algum tipo de "marca registrada" para esse tipo de riqueza.

Gostaria de saber o que o governo brasileiro poderia fazer para evitar esse tipo de acontecimentos. É muito triste ver um americano, ensinando "samba", quando na verdade aquilo era uma mitura de dança de salão, rumba e salsa... E pra efeito de comparação: o próximo casal dançou tango, e esse sim, era o tango que nossos hermanos conhecem, com a música, os passos, enfim... aquilo era tango mesmo, mas nosso samba.... passou bemmm longe. Desculpem pelo meu prolongado email.

Atenciosamente Arthur Lobo

Não que eu ame samba, não sei dançar e não frequento lugares que toquem... mas querendo ou não é patrimônio cultural brasileiro. E eles responderam:

Prezado Arthur,

Encaminho a sua mensagem para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN (www.iphan.gov.br), para conhecimento e providências necessárias.
Atenciosamente,
Thatiana Dunice
Ministério da Cultura
Secretaria-Executiva
Diretoria de Gestão Estratégica - DGE
www.cultura.gov.br

Ainda não tive resposta deles. Vou agora mesmo mandar um outro email perguntando. Fiquie indignado... e vcs? Se alguém souber alguma coisa sobre esse assunto, fique a vontade em comentar.

Isso me lembra um vídeo que quando quero desestressar e rir eu assisto no Youtube, espero que gostem!



Aproveitando que estou falando de vídeos, encerro o blog mostrando uma propaganda que começaram a veicular aqui, do novo Honda Fit (aqui e na Europa se chama Honda Jazz). A campanha se chama Jazz Comes to Town (Jazz chega na cidade) e se passa em Londres. Para mim, uma das melhores campanhas já feitas na história da propaganda, simplesmente GENIAL!!



E aqui o "casting" a seleção dos atores (os carros) pra propaganda.



Reparem no carrinho com as "vassouras" na frente, ele diz que o nome dele é Stanislaw e ele foi para Londres melhorar o inglês e está trabalhando varrendo a cidade, é bem a realidade de quem vai do exterior estudar em países como EUA, Austrália e Inglaterra.

Eu adorei!!