<body>

domingo, 28 de setembro de 2008

Segunda-Feira, 29 de Setembro de 2008 - Primeiro dia "Especial Transito em Sydney"

Bom pessoal, como falei no post anterior, vou fazer um diario durante essa semana, sobre como funciona o transporte publico aqui em Sydney. A ideia veio atraves do especial que a UOL fez com 5 jornalistas durante uma semana sem carro em Sampa.

Para quem nao leu, foi bem legal! http://especialtransito.blog.uol.com.br/

Como vcs sabem to aqui ha 1 ano e 4 meses e nao tenho carro, entao uso o transporte publico diariamente. Acho que ate ja comentei algumas coisas sobre, mas essa semana tentarei detalhar mais sobre isso.

Para comecar, existe um website http://www.131500.info/, nele vc entra com o endereco onde vc esta, o endereco onde quer ir, e ele te passa as 5 melhores rotas, indicando mapas do caminho e horarios em que os onibus, trens ou ferry irao sair e chegar. E ainda te da o total de horas ou minutos que vc gastara em sua viagem. Funciona que eh uma beleza!

Vou colocar imagens do passo a passo. Reparem que vc pode ate escolher, que horas vc quer chegar, ou sair.

Coloquei o endereco da minha casa, ate a Central Station, que eh onde fica minha escola, na segunda, tendo que chegar ate 8:30 na escola (eh a hora que eu tinha prova).

Dai ele te passa as 5 melhores opcoes como vcs podem ver abaixo

Como vcs podem ver, ele indica cada opcao, quanto vc gastara em tempo, e os meios de transporte a serem utilizados. Nesse caso ele so indicou onibus, pois tem um onibus que para a 2 quadras de casa e para em frente a estacao.


Peguei essa primeira opcao que sairia as 8:13 e chegaria as 8:37, ou seja 24 minutos de viagem. Sai de casa as 8:05, cheguei ao ponto as 8:07. O ponto tava com 5 pessoas esperando. Esse ponto tem lugares para sentar, telhadinho, iluminacao, eh bem confortavel. Mas nao sao todos que sao assim, posso dizer que por volta de 60% dos onibus tem essa infra-estrutura.


Os outros se resumem ao "poste" de madeira, mas, diferente dos de Sampa, todos, eu disse TODOS os pontos, tem o itinerario, quais onibus passam nesse local, onde param, e o horario em que devera passar.


Bom, logo que cheguei, passou um onibus X39, nunca tinha usado ele, mas nao peguei pq uma garota que tava no ponto me explicou que ele nao parava na Central Station. 2 minutos depois chegou o 339, o onibus certo. O horario marcado era 8:13, ele chegou as 8:14.


O onius tava um pouco cheio, 2 lugares vagos apenas. Fiquei de pe. Aqui, por lei, cada onibus leva o numero de pessoas sentadas, que sao 45 normalmente e apenas mais 15 de pe. Se o onibus estiver cheio, ele simplesmente nao para no onibus. Tudo pelo conforto e seguranca dos passageiros, primeiro mundo.


Esse onibus pega um caminho bem bonito, passa pelo lado do Centennial Park por um bom tempo. Acho que o Centennial eh o maior parque de Sydney. Um parque super bem cuidado, com varias coisas em volta, inclusive no caminho do onibus, ele passa em frente a Fox Studios (onde foi gravado Matrix) e tambem 2 estadios, um de Rugby e outro de Futebol. Tudo isso fica dentro do parque, na infra-estrutura da Fox Studios.


O caminho eh bem curto, e fizemos em bem menos do que o site indicava. As 8:30 (16 minutos de viagem) desci do onibus, e mais 3 minutos de caminhada cheguei na escola.


Fiz prova, ja acabei, tava facil... agora to na sala de computadores da escola, por isso estou escrevendo sem acentos... hehehehe teclado em ingles eh um saco para colocar a acentuacao de nossas palavras inclusive o ce cedilha. Ouvi dizer que o Lula vai assinar uma nova regra para o portugues. Sera que dessa vez ele vai aprender a escrever e falar direito? Capaz que ele nao saiba nem o que esta assinando. :-P


Bom, agora sao 10 am e ja to morrendo de fome. As 11 tenho que voltar pra sala.


Chegando em casa eu conto como foi a volta pra casa.


Fui!